8º Encontro Regional de Bandas

O 8º Encontro Regional de Bandas aconteceu no dia 04 de agosto de 2019, na Praça Benedito Valadares, com a presença de 200 músicos de sete bandas de cidades circunvizinhas. O Evento é uma realização da Prefeitura de Campos Altos, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e apoio da Lira Santo Antônio.

Além da anfitriã Lira Santo Antônio, também participaram do evento:

  • Banda Som e Arte da cidade d Arcos;
  • Lyra Vicentina Aterradense da cidade de Luz;
  • Banda Santa Cecília da cidade de  Rio Paranaíba;
  • Banda de Música Santa Cecília da cidade de Pains;
  • Lira Musical São Sebastião da cidade de Nova Serrana, e
  • Banda Musical José Viriato Bahia Mascarenhas da cidade de Pitangui

O Encontro de Bandas de Campos Altos tem por objetivo divulgar a cultura musical, realizar a confraternização dos músicos, proporcionando a oportunidade de enriquecimento musical, e colaborar com a manutenção da tradicional cultura mineira das bandas de música. Além disso o encontro oferece diversão cultural aos moradores da cidade, e já se firmou como um evento anual tradicional no calendário de Campos Altos.

A Banda de Música é uma manifestação popular e cultural, própria das cidades mineiras, que resiste ao tempo e aos modismos, permanecendo viva na alma e na história do povo.  Entre a resistência e a arte, a infinita decisão dos músicos de levar a todas as pessoas, em todos os tempos um som livre, lúdico, que povoa os sonhos das cidades, praças, ruas, teatros e paisagens de longa vida, que só uma grande poesia ou uma grande revolução irradia. “Cidade sem banda de música, é cidade sem poesia”.

Este ano o Encontro de Bandas de Campos Altos, está inserido na 7ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural consiste na realização simultânea de diversas ações de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro, que estão sendo realizadas nos meses de agosto de 2019, em várias cidades do estado. O tema da Jornada este ano é “Culinária e Patrimônio”. Durante o evento teremos exposição de produtos tradicionais da culinária local para degustação e venda (café, queijos, doces e outros).