O Maestro

Um maestro persistente

maestro 5Antônio José dos Santos, o atual maestro da Lira Santo Antônio, é natural da cidade de Perdões, Minas Gerais, onde descobriu a música desde muito cedo. Aos 10 anos de idade, viu a banda local desfilar na rua, achou interessante e procurou meios de ingressar nela. Desde essa época, começou a estudar vários instrumentos. Sempre muito interessado, foi desenvolvendo seu posto na Lira Perdoense até chegar ao cargo de regente auxiliar.

Toninho, como carinhosamente todos o chamam, é um dos integrantes atuais mais admirados da Lira Santo Antônio, conquistou a estima dos cidadãos mais velhos de Campos Altos por ter conseguido reorganizar a banda, que enfrentava um período de baixíssima participação desde a morte de seu primeiro maestro, José Alves Bicalho.

Com seu perfil diplomático, foi um dos grandes responsáveis pela revitalização da banda, unindo, por meio da música, gerações bastante diferentes. Os antigos integrantes veem no maestro uma pessoa de persistência, que luta pelos interesses da banda, além de um líder nato. Já os integrantes mais jovens o percebem como um bom professor, uma figura presente que lhes ensina o respeito à música e os aconselha sobre atitudes do dia a dia. O maestro é reconhecido pelas suas qualidades como educador, como transmissor de um conhecimento e um profundo conhecedor e apaixonado pela música.

Estratégias de um regente inabalável

Em 2005, o Maestro Toninho foi contratado pela Prefeitura Municipal. Ele reuniu-se com músicos atuantes, buscou novos integrantes e, depois de seis meses de trabalho, a Corporação voltou a se apresentar em eventos. O maestro conta que sua mudança para Campos Altos e sua contratação surgiram a partir da vontade do então prefeito Geraldo Barbosa Leão Filho (2005-2008) de reativar a banda de música da cidade.

Mas o começo do trabalho do maestro não foi uma tarefa fácil. Pouco a pouco, foi necessário reerguer o interesse e a confiança dos moradores na tradicional banda de música. Ele teve a sensibilidade de distinguir a importância de manter e respeitar o conhecimento dos tradicionais integrantes da banda, mas também de buscar o ingresso de novos aprendizes.

Uma das dificuldades enfrentadas pela Corporação era o baixo número de integrantes, seria necessário o ingresso de novos membros para que tivesse número suficiente de instrumentistas. Para tentar resolver esse obstáculo, o recém-maestro estabeleceu uma parceria com o Projeto Curumim, programa socioeducativo gratuito, direcionado às crianças de 7 a 12 anos, oferecendo-lhes formação de diversas áreas do conhecimento, inclusive música. Naquele momento, a parceria teve sucesso, porque os alunos tiveram interesse em aprender a arte musical e ingressaram na Banda de Música. Toninho conta que, depois de muito trabalho, os alunos do projeto frequentam a escola de música da Corporação, fazendo aulas de violão, de flauta, entre outros, e que ele ensaia, uma vez por semana, no Projeto Curumim, uma fanfarra.

foto_banda_1
Primeira formação da Banda com o Maestro Toninho – Setembro de 2006

Para manter os jovens aprendizes na Corporação, Toninho alterou o repertório da banda de maneira que ele ficasse mais atrativo aos novos integrantes, inserindo músicas mais populares, de clássicos da MPB a ícones da música internacional. Por meio dessa estratégia ele conseguiu transmitir seus conhecimentos em música para um público mais interessado. Sem abandonar as teorias tradicionais, não excluiu de vez os dobrados do repertório da Banda de Música, ao invés de impô-los como uma norma, os foi mesclando a outros estilos de música e assim cativando os novos instrumentistas de maneira harmoniosa.

Com o apoio do Projeto Criança Esperança, entre 2011 e 2012, a escola de música ofereceu aulas gratuitas para centenas de alunos que tiveram a oportunidade de aprender a arte musical como instrumentistas. Ao final do projeto, 40 deles foram integrados à banda de música, promovendo mais refinamento nos concertos da Lira Santo Antônio. Toninho obteve sucesso em sua empreitada. A Corporação revigorou sua atuação musical no cotidiano de Campos Altos e região, crescendo cada vez mais e sempre atuante na cidade e na região, além de participar de diversos encontros em outras localidades.