A Banda

banda_03
A Banda é composta por 45 músicos, entre homens e mulheres, com faixa etária de 10 a 64 anos, predominantemente crianças e jovens. Entre os componentes mais antigos estão o Sr. Vicente Paulo, integrante desde 1970, e o Sr. Hipólito Alves Gaia Neto, que ingressou na Corporação em 1973.

Os níveis de conhecimento e afinidade são variados, pois fazem parte do corpo da Lira desde recém-formados nos cursos de iniciação até músicos com mais de 40 anos de banda. No entanto, todos eles são regidos da mesma forma pelo maestro, e o momento dos ensaios é o período ideal para troca de conhecimentos entre músicos de gerações diferentes. Algumas vezes, os mais antigos conhecem muito bem seus instrumentos, mas poucas coisas de teoria musical, pois vários aprenderam “de ouvido”, enquanto os mais novos não possuem tanta intimidade e destreza com os instrumentos que escolheram para executar, mas detêm uma boa carga de conhecimentos teóricos. O contato é sempre benéfico e incentiva a troca e assim o amadurecimento de ambas as partes.

Os músicos não são remunerados, tocam porque gostam, o que reforça o caráter de sociedade sem fins lucrativos. A remuneração está no prazer proporcionado pela música, na troca com o público, representada pelos aplausos calorosos e sorrisos estampados no rosto das pessoas.

Para fazer parte da Lira e participar das apresentações, é necessário que os músicos sejam ativos nos ensaios. A assiduidade é um fator cobrado pelo maestro e sempre conta pontos quando a Corporação é convidada para apresentações externas e não é possível que vá o grupo todo. Para os ensaios, o grupo se encontra três vezes durante a semana, terças e quintas, às 19 horas, e sábados, às 17 horas, na sede da Corporação.

Sob a regência do Maestro Toninho, mantém-se uma orquestra de flauta doce e de instrumentos de sopro, que apresenta concertos com repertório bastante variado, que vai desde o tradicional dobrado até as canções populares nacionais e internacionais. Entre as músicas mais solicitadas pelo público, estão Garota de Ipanema, Carinhoso e o Trompete de Espanha.

Merece destaque a Banda KZ Folia, que é formada pelos músicos da Corporação. Participa do carnaval de rua de Campos Altos, desfilando pelo centro da cidade e se apresentando, todos dos dias de folia, na Praça Benedito Valadares, conhecida como Praça da Estação.

Segundo Carlos Roberto de Carvalho, nos últimos dez anos de atuação, a banda realizou 130 concertos e apresentações em Campos Altos e outras 25 cidades mineiras, destacando-se: Belo Horizonte Uberlândia, Patos de Minas, Araxá, Conquista, Bom Despacho, Nova Serrana, Perdões.