Banda de Música de Campos Altos realiza Concerto no FestNatal de Araxá
A Lira Santo Antônio realizou Concerto no último dia 16, no Fest Natal de Araxá, o maior festival natalino do Estado de Minas Gerais. Neste ano o evento ocorre entre os dias 9 e 23 de dezembro no Expominas Araxá, com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais.
O Fest Natal Araxá tem a apresentação do Ministério do Turismo e da CBMM. É realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio Master da CBMM. Tem o patrocínio da Bem Brasil, Mart Minas, Zema, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da ACIA Araxá, Prefeitura Municipal de Araxá e TV Integração. Uma realização da Fundação Cultural Acia, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.
O Concerto da Lira Santo Antônio teve a duração de 80 minutos e apresentou um repertório de grandes sucessos da música popular brasileira e mundial, entre eles: Raça Negra, grandes sucessos; Seleção Roupa Nova; Coletâneas de Raul Seixas, Tim Maia e Luiz Gonzaga; Sonífera Ilha (Titãs) e Do Seu Lado (Banda J. Quest). Visitou a música sertaneja com as músicas Cabaré (Eduardo Costa e Leonardo e Evidências (Chitãozinho e Xororó); fez um passeio pela música mundial visitando vários países: Coletânea da Banda ABBA (Suécia); Trompete Espanhol (Espanha); Stand By Me e I Feel Good (Estados Unidos); Besame Mucho (México) e Take On Me (Banda A-Há – Noruega).
Neste Concerto a Lira Santo Antônio teve a participação de três músicos da cidade de Luz, integrantes da Banda Lyra Vicentina Aterradense, convidados pelo Maestro Toninho: Ricardo no sax alto, Inês no trompete e Larissa no trombone de vara.
“Apesar de estarmos passando por um momento de grande perda de músicos em decorrência das paralizações durante a Pandemia do Covid 19, deixaram a Banda de Música 15 músicos, este final de ano a nossa agenda foi uma das melhores dos últimos anos, ressaltou Carlos Roberto de Carvalho, Presidente da Lira Santo Antônio. Entre os dias 29 de novembro de 23 de dezembro, 11 apresentações. Duas apresentações em Araxá, na Empresa Bem Brasil e no Fest Natal; em Perdizes, também na Empresa Bem Brasil; nos encontros de bandas de Paíns e Perdigão; no evento da Polícia Militar de Minas Gerais (Proerd) em Santa Rosa da Serra, e outras cinco apresentações em Campos Altos. Por falta de espaço na agenda dispensamos o convite para o Fest Natal de Ibiá.”
7º Encontro Regional de Bandas de Campos Altos
Data: 13 de agosto de 2017
Horário: a partir das 8:00 horas
Local: Praça Benedito Valadares
Bandas participantes:
Lira Vicentina Aterradense – Luz
Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas – Pitangui
Lira Musical José Jacinto Ribeiro Filho – Pitangui
Associação Musical Santa Cecília – Rio Paranaíba
Lira Santo Antônio – Campos Altos
Coral da Lira Santo Antônio
Por iniciativa do Maestro Toninho surgiu mais um projeto da Lira Santo Antônio: O Coral. Inicialmente irá atender às missas no Santuário e nas demais Igrejas da cidade, e futuramente também para apresentações em eventos cívicos e festivos de Campos Altos e região.
Trinta músicos da Banda de Música e alunos da Escola de Música da Lira Santo Antônio, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, compõem o grupo de cantores do Coral, sob a regência do Maestro Toninho.
No último dia 17 o Coral da Lira Santo Antônio fez a sua primeira apresentação, substituindo outro coral na missa dominical do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Campos Altos. Pe. Adelson agradeceu a participação do coral, teceu carinhosos elogios, abençoou a todos e disse que quem canta nas missas reza duas vezes.
O Sicoob-Crediagro, parceiro de outros projetos da Lira Santo Antônio, também apoia esse novo projeto. Patrocinou as camisetas que servirão de uniforme para o Coral.
Parabéns ao Maestro Toninho pela belíssima iniciativa, pela dedicação e disposição para realizar um tarefa fora do seu horário de trabalho e sem remuneração. Prova do seu altruísmo, neste caso específico com os jovens inseridos no coral, bem como com a comunidade local.
Carlos Carvalho