Release

Mesmo antes da emancipação política de Campos Altos, o sonho de se terem uma  Banda já era um objetivo comum entre seus moradores, pois, tinham o essencial para que isso se tornasse realidade: O Maestro! Vindo da vizinha cidade  de São Gotardo, aqui morava o jovem José Bicalho, possuidor de um raro conhecimento musical, disposto a transmiti-los a qualquer tempo e a qualquer hora, a quem quer que fosse bastando para isso o mínimo interesse. Sempre foi um incansável incentivador na proposta de se criar uma escola de música!

Para abrilhantar as cerimônias e festividades da cidade era necessário convidar bandas de outras cercanias As apresentações das bandas de músicas, com seus dobrados, empolgou de tal maneira a população, que novos adeptos se somaram ao mesmo ideal de José Bicalho e sonho de muitos!  Então em 03 de Março de 1955 foi criada a primeira escola de música do Município de Campos Altos.

Entre os primeiros alunos destacamos o Sr. Waldemar Lima, que além de excelente músico, se tornou um verdadeiro “baluarte”, na defesa e conservação do patrimônio da referida escola. Com grande dedicação ele foi o guardião pela manutenção em atividade da Corporação Musical Lira Santo Antônio. É um exemplo para as novas gerações de músicos.

Atualmente sob a regência do Maestro Antônio José dos Santos, a Lira Santo Antônio registra mais um capítulo relevante em sua história. Contratado em janeiro de 2006, pelo Prefeito Municipal Sr. Geraldo Barbosa Leão Júnior, o Maestro Antônio encontrou a banda de música inativa. Após iniciar os trabalhos com os músicos existentes e disponíveis, ele firmou uma parceria com o Projeto Curumim (projeto de assistência pedagógica a menores carentes), de onde vieram a maioria dos músicos para a nova Banda de Música. Com apenas seis meses de estudos e preparação, em setembro de 2006 foi realizada a primeira apresentação oficial desta nova formação.

No ano de 2009 foi aprovado pela Secretaria de Estado de Cultura, através do FEC – Fundo Estadual de Cultura, projeto elaborado por Carlos Roberto de Carvalho para construção de uma nova sede para a Banda de Música.

Nos anos de 2011 e 2012 a Escola de Música da Lira Santo Antônio recebeu apoio do Projeto Criança Esperança, parceria da UNESCO e Rede Globo. O apoio possibilitou um salto gigantesco na quantidade de alunos atendidos, na qualidade do aprendizado musical, bem como na formação dos novos músicos, e consequentemente na substancial melhoria da Banda de Música. No ano de 2012 estiveram matriculados na Escola de Música trezentos e oitenta aprendizes, e quarenta novos músicos foram incorporados à Banda de Música.

A atual formação da Banda de Música conta com 40 músicos, em sua maioria crianças e adolescentes. Realizou nos últimos dez anos mais de 130 concertos e apresentações, em 25 cidades diferentes, participando de encontros de bandas, festivais, eventos cívicos, culturais e comemorativos.

A Lira Santo Antônio atende toda nossa municipalidade e adjacências, cobrando apenas a alimentação dos músicos, transporte e  estadia quando necessário.