A Escola de Música da Lira Santo Antônio oferece, gratuitamente, vários cursos, com capacidade para atender 250 alunos. Após as aulas de iniciação, podem seguir seus estudos em música nos instrumentos que escolherem, como violão e teclado, que não fazem parte da composição da banda de música.
No espaço da sede, são oferecidas aulas de Teoria Musical – iniciante e avançado; Musicalização; Instrumentação; Teclado; Flauta; Canto; Violão; Contrabaixo; Bateria e Acordeom, que acontecem simultaneamente. Alguns alunos passam manhãs ou tardes inteiras, fazendo cursos diversos.
A maioria dos músicos da Corporação é formada por crianças e jovens aprendizes, em seus primeiros contatos com a música. Primeiro, ingressam na escola de música e depois se interessam em integrar a banda. Relacionam-se alunos de diversas classes sociais, de famílias abastadas, como de situação de vulnerabilidade social, gerando um convívio saudável, principalmente para o desenvolvimento de noções morais e de cidadania.
Todos os aprendizes passam pelas aulas de Teoria Musical e Instrumentação. Desde que o Maestro Toninho ingressou para a banda, essas aulas são obrigatórias para os jovens músicos que pretendem integrar a banda. Esse momento de iniciação tem a duração de seis meses. Nas aulas de Teoria, os alunos exercitam a leitura de partituras, aprendem sobre notas, sonoridades e tonalidades diferentes, sobre os estilos de música, entre outros. Nas aulas de Instrumentação, os alunos têm seus primeiros contatos com os instrumentos, aprendem seus nomes, a diferenciar uns dos outros, sobre suas tonalidades, como montar e desmontar cada um e a conservar, guardar e limpá-los.
Durante o dia, o maestro exerce a função de professor de música e conta com mais três professoras, que o ajudam: Mariana de Brito Ribeiro, Vanessa Ferreira Custódio e Nathaliê Machado Cândido. Uma vez por semana, todas as quintas-feiras, Toninho ainda recebe alunos portadores de deficiência da APAE de Campos Altos e realiza com eles oficinas de expressão rítmica.
Exceto as aulas de Instrumentação e Teoria, que funcionam como um laboratório de iniciação musical, os alunos ainda podem fazer aulas de outros instrumentos que tenham interesse, como o violão, teclado, flauta doce e bateria. Essa fase do aprendizado é um momento especial de transmissão de saberes, para cativar os jovens músicos, despertar o interesse pela arte musical e banda.
Toninho valoriza muito esse período da aprendizagem e está sempre presente, acompanhando e apoiando os jovens alunos até mesmo nas aulas que não ministra. A dedicação do maestro é muito admirada e bastante elogiada pelos jovens músicos.
A Escola de Música da Lira é o espaço ideal de formação dos novos músicos que irão compor o corpo da banda. Como resultado, eles têm uma melhor formação em Teoria Musical e Instrumentação, diminuindo as dificuldades e se harmonizando com outros instrumentos. As aulas são uma espécie de conservatório anterior à banda, onde os jovens aperfeiçoam os conhecimentos musicais até chegarem ao nível mínimo para ingressarem na orquestra.
O interesse dos jovens pela banda é um importante indicativo da continuidade desse patrimônio cultural. A Lira Santo Antônio se esforça para acolher a maior quantidade possível de jovens interessados, mas, embora seja um caminho natural, vir a ser integrantes da Corporação não é uma obrigação.